Angélica Sátiro da palestra na Universidade Federal de Sao Joao del Rei

25 Ene 2013 by Angélica Sátiro, 2 Comments »

Na próxima segunda-feira, 28, às 19h30, a UFSJ (Universidade Federal de Sao Joao del Rei) realiza palestra intitulada “Criatividade Social – Como educar uma cidadania criativa?”, apresentada pela doutora em pedagogia pela Universidade de Barcelona (Espanha), Angélica Sátiro. O evento acontecerá no Teatro do Campus Dom Bosco com entrada franca.

O objetivo dessa palestra é questionar a capacidade criativa dos cidadãos e o uso ético dessa capacidade na melhoria da vida social. Com base em uma práxis investigadora realizada a partir dos anos 90 em distintos países, apresenta-se uma proposta conceitual e metodológica para desenvolver uma cidadania criativa necessária ao Brasil do século XXI. Segundo os organizadores do evento, professor Carlos Henrique Gerken, do Departamento de Psicologia (DPSIC), e Liliane Sade, do Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC), espera-se que as ideias apresentadas possam gerar reflexões em torno do papel da educação universitária no desenvolvimento de uma cidadania criativa e inovadora no campo social e ético.

A palestrante

Angélica Sátiro é doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (Espanha), com a tese Pedagogia para uma Cidadania Criativa, e investigadora com Estudos Superiores em Filosofia Prática pela mesma universidade. É diretora da Casa Creativa, organização que oferece consultoria em criatividade, inovação e ética em distintas instituições de diversos países. É presidente da Associação Crearmundos BCN e criadora da Rede de Redes iberoamericana CREARMUNDOS, cujos objetivos são facilitar a criação, a produção e a comunicação de processos e de produtos ético-criativos, conectando projetos afins. Angélica também é diretora do Projeto Noria e coordenadora da rede Noria, cujo objetivo é a formação de professorado para desenvolver a capacidade de pensar de crianças de três a 11 anos em vários países europeus e latino-americanos. É escritora de literatura infantil, filosofia para crianças, textos educativos e materiais didáticos, com mais de 80 livros e de 150 artigos publicados em espanhol, catalão, galego, italiano e português.

Etiquetas: , , ,

2 Comments

  1. Luci Barros Quintao R. Lares dice:

    Querida Angelica,

    Que bom estar com voce em visita ao seu Blog. Que felicidade senti nesta conexao e viajar no tempo quando fui agraciada em conhece-la, alem dos breves contatos atraves dos Congressos da Rede Pitagoras.
    Ha quase seis a nos fui obrigada a desligar da nossa Escola em Ipatinga. Os socios preferiram encerrar com a atividade-Ensino, entao preferi desligar-me da Sociedadde.
    Desde 2013, resido em Belo Horizonte, embora sem atividade sistematica, fascina-me
    tudo que se diz respeito a Educacão. Tenho boas lembrancas de voce.

    Pertenco a um grupo de estudo cujo objetivo alem de adquirir conhecimento, atraves de leitura de boas obras,desenvolver a arte de escrever, pratica da dialogia, experenciar a arte, dentre outros.
    Integrei-me a 4 pessoas desse grupo, um Educadora de São João Del Rei, Sonia, uma médica de Bom DEspacho, Ana Maria, pediatra, Flavia, medica Ginecologista de BH e eu, pra construirmos um projeto de orientacão para pais de criancas e adolescentes.
    O projeto esta na fase embrionaria. SElecionamos algumas obras e eu, inclui seu livro
    Pensando Melhor, que foi de grande valia, aos nossos alunos do Ensino Fundamental, na minha saudosa Escola da ASSEDIPA em Ipatinga.
    Assisti um video seu, postado no seu Blog, fiquei fascinada em ouví-la. Simpática, culta´, competente, alegre, feliz com suas construções e com realiza, espontânea, leve. Em tudo, dá o melhor de si.

    Lembrei-me da sua conferência no Congresso do Rotary em Guarapari, através do convite meu e do João ( Labirintos Èticos nas Relações Pias e Filhos ). Foi o instante máximo daquele evento. Até hoje, muitos rotarianos tecem comentarios sobre você Dra Angélica Sátiro.Com nossa vinda para BH, desligamos do Rotary.
    E suas filhas. Foi divino para mim, acompnhar sua ilha, naqueles dias.
    A elas meu beijo amoroso.
    Adorei passear pelas suas fotos. Cada vez mais bela.
    Deixo-lhe meu endereço e contato, para quando aqui vier, e se sua agenda permitir, dar-me a alegria de vê-la.
    Um grande abraço.
    Amorosamente,
    Luci

    Luci Barros Quintão –
    Avenida Francisco Deslandes – 780 – Apt. 1401 – BL II, Bairro Anchieta – BH – MG
    031 – 31 2514 6110 — CEP – 30 310 530
    031 – 31 8810 0440( Luci )
    031 – 31 8880 0440 ( João )

  2. Querida Luci,

    adorei receber a sua carinhosa mensagem. Que delícia!!!! Lembrei de nossas «aventuras»!!! Sabe que esses dias pensava nesse trabalho sobre os «labirintos éticos nas relações entre pais e filhos? Curiosa sincronicidade… Minhas filhas são duas lindas mulheres que sabem conduzir bem a vida delas. A mais velha é designer e trabalha num departamento de inovação de uma empresa alemã. Vive com o amor dela, tem uma horta ecológica e nesse momento está na Tailândia, porque vive um período sabático de 2 meses viajando pelo oriente. A menor está acabando um mestrado em filosofia para crianças e é professora de inglês para crianças. Morou um ano em Viena onde estudou alemão. São duas «meninas» muito talentosas, belas e boas pessoas (o que é muito importante!). Acho que conseguimos superar nossos «labirintos éticos»… rsrsrs… como elas já são adultas, nossa história está além deles…

    Anoto seu endereço com carinho, quando for no Brasil dou noticia.

    abraços mediterrâneos,
    Angélica

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me!

© 2020 Angélica Sátiro is proudly using the Lysa theme.